quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Um resumo da minha experiência voluntária

Nessa semana estou prestes a completar metade da minha jornada pela África. O crescimento pessoal até então superou todas as minhas expectativas. Entre as diferenças e similaridades do povo daqui vou sobrevivendo, às vezes em meio ao caos, com a força que vem do alto.
Os desafios têm sido muitos (e que bom que eles existem, do contrário conheceria esse lugar apenas a turismo). Os conceitos também mudaram: as palavras "amor" e "respeito à diversidade" não são mais teoria, mas prática.


Uma ideia geral da experiencia voluntária


Todo o trabalho realizado tem sido feito em parceria com os moradores daqui. Esta foi a forma que encontramos de garantir o aprendizado sustentável dos projetos executados e planejados, por meio de uma troca riquíssima de experiências prática e teórica.


Até a última semana tinha um colega da Universidade de Tókio, o Tomoya, que era meu parceiro nos projetos. Nosso trabalho foi dividido da seguinte maneira: Administrative Issues e Public Relations and Education. O primeiro, liderado por Tomoya, consistiu em preparar as bases organizacionais para podermos melhor executar o trabalho. Era preciso desenvolver internamente primeiro para depois desenvolver a comunidade. Em Public Relations and Education, liderado por mim, já estamos colocando em prática projetos de agricultura para auto-sustentabilidade, relacionamento com patrocinadores, reestruturação do website, gerenciamento do lixo, relacionamento com outras ONGs e com a Comunidade.

O que mais tenho apreciado por aqui e que poderei compartilhar com os colegas ai no Brasil é como as pequenas ONGs que dependem de patrocínio externo gerenciam seu administrativo e financeiro. Em outras palavras, como elas têm investido o dinheiro doado e como precisam de ajuda para pensar, muitas vezes literalmente, além do "arroz feijão", por aqui " ponsho and beens".

A crise financeira e as ONGs na África

É curioso notar como a crise financeira mundial afeta diretamente a vida das pessoas que nada entendem do mercado financeiro. As Instituições estão sofrendo com a drástica queda das doações, uma oportunidade que as tem feito repensar seus hábitos e enxergarem um futuro mais sustentável. Finalmente, meu chefe foi convencido de que a palavra "desenvolvimento sustentável" deve ser discurso e prática. Prova disso é nosso projeto "Children Agriculture Square", uma bela plantação de tomates iniciada em julho dentro das nossas dependências, que vai contribuir para a dieta dos professores, staffs e crianças, além do aprendizado que as crianças, mantenedoras da plantação, poderão compartilhar com suas famílias (comunidade).

4 comentários:

  1. Super orgulho!!!
    Passei por aqui.. força.. super orgulho!!
    bjs Marcus

    ResponderExcluir
  2. LAINE, querida!

    Pensei que você voltaria em dezembro ... mas, pelo jeito, você já tem deixado as suas sementes bem enraízadas, a fim de que a comunidade, posteriormente, colha os frutos de amor e prosperidade!
    E, se tudo der certo, quem sabe a partir do segundo semestre do ano que vem, eu não plante as minhas sementes em algum lugar?! rsss.
    O processo seletivo da AIESEC da FGV já começou, e eu farei a minha inscrição. Se puder me dar aquelaaa força, eu ficarei muitooo grata, LAINE!
    Que Deus continue abençoando-lhe e ilumine o caminho de todos, pois eu tenho acompanhado esta sua missão na íntegra! hehehe.

    Beijosss e saudadesss,

    Ale

    ResponderExcluir
  3. Laine!!
    Quantas super idéias! Nossa to aprendendo junto com você e aqui de longe...tem sido ótimo ler seus relatos!

    Que bênção! Continue firme e forte amiga...

    Um beijo,
    Kinha

    ResponderExcluir
  4. Show de bola! Parabéns por tudo!
    bjus

    ResponderExcluir