sábado, 27 de junho de 2009

As primeiras experiências incríveis

Logo que comecei a procurar um estágio fora do pais pedia a Deus em oração para que ele me colocasse num pais em que eu pudesse continuar a servi-Lo. De repente, ele me colocou para Servir.

A palavra África de fato tem muito impacto para quem houve, mas mais ainda para quem vai. As experiências que vou compartilhar agora aconteceram nos meus seis primeiros dias por aqui. Algumas pessoas já conhecem as histórias, mas decidi publicá-las somente agora, pois queria que vocês tivessem primeiramente um conhecimento geral do dia-a-dia, do projeto e da situação aqui.
Não sei quais são suas crenças, mas a mim vocês já sabem que creio em Deus. E Ele tem me aperfeiçoado a cada dia. Assim que cheguei em Kampala fui recebida por uma moça chamada Jacynta, irmã da Cottilda, uma das meninas da AIESEC, a ONG que me proporcionou o intercâmbio. Jacynta foi quem me abrigou enquanto ainda estavam arrumando meu lugar em Rakai.

Fiquei na casa dela de sábado 23 de maio à noite até quarta-feira, 27. Logo na primeira manhã quando acordei e sentei no chão, pois na casa não tinha cadeiras, nem mesa, como a grande maioria das casas aqui. O rádio estava ligado e algumas canções estavam sendo proferidas em Luganda. Apesar do inglês ser o idioma oficial, na prática o que é popular mesmo é Luganda.

Mesmo não entendendo nada do que o cantor dizia, percebi que a música tinha um tom gospel, ou seja, canções evangélicas. Decidi arriscar e perguntei: “Jacynta, essa rádio é gospel?”. Ela confirmou com um sorriso: “Sim, é gospel”. Em poucos minutos uma música em inglês bastante conhecida pelos jovens da minha igreja começou a tocar. Uma lágrima de alegria caiu do meu rosto: mesmo longe, me senti em casa.

Todas as noites que passei na casa da Jacynta a via lendo à bíblia. Na minha última noite antes de deixar a casa dela, antes de dormir, decidi falar com a Jacynta sobre a leitura bíblica cronológica que os jovens da minha igreja, a IBE (Igreja Batista Esperança) e eu estamos fazendo. Começamos a conversar e ela ficou bem empolgada, tanto que ela pediu para que eu enviasse o arquivo por email para ela fazer também! Ela é católica do movimento carismático, e por aqui eles parecem levar bem a sério os estudos da palavra de Deus. Foi então que, no meio da conversa, ela revelou que quando sua irmã pediu a ela para hospedar a visitante ela orou a Deus pedindo que a pessoa que viesse fosse cristã, pois ela tinha receio de que a pessoa que viesse não gostasse das músicas da rádio gospel, a única que ela ouve. Puxa, que maravilhoso: já havia alguém orando por mim aqui na África antes mesmo de eu chegar!


No dia seguinte, deixei a capital e vim para cá. Rakai fica há cerca de cinco horas da cidade. Eu não sabia que era tão longe, e pouco sabia que não trabalharia na cidade. Eu achava que trabalharia em um escritório na cidade e viria de vez em quando para cá, mas na verdade, como já sabem, moro e trabalho aqui. Mas logo não apenas me conformei como fiquei muito feliz, pois Deus sabe o que faz e a cada dia mais percebo isso.Chegando aqui em Rakai, fomos recebidos por algumas pessoas da ONG e o pastor. “Nossa, o pastor veio me receber...Que legal” pensei. Logo que entramos no carro, comentei com ele que era Batista e sabe o que ele respondeu? Bom, nem vai ser tão difícil assim supor o que ele respondeu né? Sim, eles são Batistas! Ah, detalhe: a igreja é parte do complexo onde moro.

Bem, essas foram minhas duas primeiras experiências incríveis. Para uns pode ser coincidência (e que coincidência hein?), para outros o poder da força do pensamento. Para mim que vivi tudo isso essa é mais uma amostra do quão poderoso é o meu Deus. Um Deus de amor, de fidelidade, justiça, misericórdia... Um paizão que coloca seus filhos na linha e que cuida da gente. Se você curtiu esse testemunho e ele tocou seu coração de alguma forma, converse com Deus ainda hoje. Faça do Senhor seu amigo, conversando com Ele em nome de Jesus Cristo que veio ao mundo para nos religar. Livre-se de uma vez por todas dos seus preconceitos! Esse é um momento seu e Dele. Uma coisa eu te garanto: esse caminho vale muito a pena! Sinta-se a vontade para postar comentário ou me enviar um emailzinho se for o caso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário