quarta-feira, 15 de julho de 2009

As mulheres de Uganda

Decidi criar um post especialmente dedicado a elas que têm um papel fundamental na sociedade Ugandense: as mulheres.






Um breve relato da vida das mulheres nesse pais:

- Produtoras de filhos, cujos pais simplesmente desaparecem;
- Das que têm marido, cerca de 70% sofrem algum tipo de violência doméstica;
- Diferentemente de outros países em que as mulheres sofrem violência e se mantém caladas, as mulheres aqui fazem o maior escândalo e espalham o problema para toda a vizinhança, mas nada muda;
- Pelas ruas empoeiradas da Vila, você sempre vai encontrar uma mulher carregando uma criancinha nas costas;
- As mulheres casadas ou mães normalmente usam seus vestidos com madeiras nos ombros, o que mostra à sociedade seu status de respeito;
- Falando em respeito, sempre que uma mulher vai comprimentar um homem ou um visitante de fora, elas colocam seus joelhos no chão em forma de reverência;
- Na tentativa de alimentar seus filhos, muitas delas trabalham pesado: carpintam, plantam e vendem suas colheitas nas ruas. Normalmente quando o ônibus de viagem faz uma parada, somos recebidos por uma dúzia delas (e alguns homens) vendendo bolinhos, espetinhos de carne e frutas;

Nossas meninas...

Um dia desses uma de nossas meninas deixou a escola. Aluna da 3ª série, decidiu largar os estudos, pois está grávida e com vergonha das amigas.
Pensando no futuro das futuras mamães e esposas daremos início ao Brighteen Worshop, um momento em que as meninas de 11 anos acima, alunas aqui da escola, poderão discutir conosco a cada quinze dias todas as suas dúvidas de adolescente. Daremos acompanhamento a essas meninas e suas amigas da comunidade ao redor, ministrando encontros a respeito dos assuntos que elas sugeriram,unindo conhecimento prático com os valores bíblicos como referência.

Para vocês terem uma idéia de como elas precisam de ajuda, perguntamos às nossas meninas se elas sabem explicar porque menstruam. Nenhuma soube responder. Há ainda temas sugeridos mais simples, e até engraçados. Uma menina quer saber porque as meninas mudam de comportamento (ficam tímidas) quando chegam perto dos meninos. Pergunta aplaudida por todas!

Claro que uma família não é formada apenas por mulheres, mas também pelos homens. Por este motivo, decidimos fazer o mesmo Workshop também para os meninos adolescentes, da escola e da comunidade, em horário separado do encontro das meninas. Estamos coletando os temas de dúvida dos meninos e o encontro também ocorrerá no próximo sábado 25. Estou muito empolgada!

5 comentários:

  1. Olá Laine,
    acho que você não me conhece, mesmo assim tenho te acompanhado e orado bastante pelo seu projeto (e por você também).

    Que Deus abençõe demais essa iniciativa de explicar essas questões, tanto para os meninos quanto para as meninas. Quem sabe, aos pouquinhos, vocês não fazem mudar as coisas relativas à violência sexual e até mesmo à forma de relacionamento homem/mulher?

    Em Cristo,

    Thiago André Monteiro
    http://baudecronicas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thiago!

    Obrigada pela forca, carinho e seu recado, muito importantes para mim aqui!

    Continue orando e estimulando mais irmaos a orarem, pois quando falamos de Africa parece tudo bem bonito, mas na pratica as coisas por aqui sao bem dificeis, especialmente espiritualmente falando.

    Um grande abraco!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Dei uma passada por aqui para me atualizar com as suas novidades, e eis que me simpatizei por este assunto relacionado às mulheres.
    Apesar de elas estarem, fisicamente, distantes do Brasil, além da Bolívia e do Peru, as histórias são praticamente semelhantes. A questão da violência doméstica, tão comum em Pernambuco, por exemplo, assim como o sustento de seus filhos e o desamparo por parte dos pais destas crianças, são fatos cotidianos de nossas grandes capitais, sem falar na gravidez na adolescência. E o modo como elas carregam os seus filhos, e também as suas vestimentas, são muitooo similares às da Bolívia.
    Estes seus textos são ótimosss para refletirmos a respeito da realidade que nos cerca, que acabando tornando-se um FATO SOCIAL, e acabamos não dando a devida importância que merece.
    Fico muitooo feliz em ter conhecimento de como as coisas estão por aí com você, e de como você tem colocado os ensinamentos do Senhor na verdadeira prática cristã.
    Que Deus a abençoe e ilumine a todos ao seu redor. Eu estou por aqui, na minha vida bestial de sempre, e aguardando a abertura das inscrições da AIESEC nesta primeira semana de agosto.
    Ah, espero que o workshop com os meninos tenha repercutido a mensagem que você desejava no dia de hoje!

    Beijosss, saudadesss e fique com Deus,

    Ale

    ResponderExcluir
  5. OLá, meu nome é Vera Helena e sou missionária da Igreja Batista Independente aqui no Brasil, especificamente em Iporã Paraná, neste momento estou vestida como uma mulher africana, estou recebendo em casa, desde o dia 01 até dia 15 de março, pastor David Geno Jemani e MIs Mirian Merembe da UNganda, ela é médica ortopedista em Kampala e ele é mestre em teologia e faz cruzadas, ensina a lideres evangélicos e também trabalha ajudando as mulheres e crianças ungandezas ou não sei como falar. Vc os conheçe Elaine?
    Quer fazer contato com eles?
    Eles ficarão no Brasil até 07 de abril, onde regressarão?

    Abraços.

    Entrei neste site por acaso, como disse estou me vestindo com roupa que eu ganhei deles e queria ver se encontrava um sapato ou colar e brinco para me caracterizar melhor.

    Meu orkut Vera Helena Adoradora do Deus Vivo, meu hotmail verahgmaran@hotmail.com

    ResponderExcluir